top of page

 

 

BEM VINDO!

 

       São Bentinho iniciou-se entre os sitios: São Bento ao norte e Várzea Redonda ao sul. É Cortada pela BR-230 por volta do quilometro 391, à qual vai de Cajazeiras à João Pessoa. A cidade tem acesso a rodovia estadual que interliga Coremas à Br-230.No ano de 1937 um dos habitantes do sítio Várzea Redonda chamado de Sebastião José Pereira (Basto Pereira) Resolveu construir uma casa, e escolheu um lugar deserto, sem vizinhos e sem a menor intenção de formar vila. Porém com o decorrer dos anos seus familiares e vizinhos de sua antiga moradia começaram a se agrupar naquela área.

       

        A cidade se tornou um ambiente movimentado com a transição de pessoas das cidades visinhas, Coremas, Condado, Pombale outros, ficando um lugar aconchegante.Com essa movimentação dos moradores e vizinhos construíram uma Capela com a doação de terreno do dono do sítio, o Francisco Felino dos Santos, com o fim da construção convidaram o padre Acacio Estrela Rolim para o lançamento da pedra fundamental e a inauguração da vila que de inicio se chamou Valerianopolis, em homenagem à Valeriano Pereira de Sousa.

 

       Os habitantes não se agradaram com o nome, e novamente voltaram a chamar a cidade de São Bento.Tempos depois, os habitantes reuniram-se e optaram que o padroeiro da cidade seria São Francisco de Assis em homenagem ao doador do terreno.Em 9 de agosto de 1989, o povoado virou um distrito da cidade de Pombal e em 1997 acabou tornando-se um municipio.

bottom of page